Autor e Coautor(es)
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Saber por que se comemora o dia de "Tiradentes" em 21 de abril;
- Conhecer a história do líder político conhecido como Tiradentes;
- Entender o movimento conhecido como Inconfidência Mineira.
Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Saber por que se comemora o dia de "Tiradentes" em 21 de abril;
- Conhecer a história do líder político conhecido como Tiradentes;
- Entender o movimento conhecido como Inconfidência Mineira.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes devem ter conhecimentos sobre a história política da formação do território brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os
alunos a compreenderem o significado histórico do feriado de "21 de
abril", data em que se comemora o dia de "Tiradentes". Por meio da
observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise,
espera-se que as atividades propostas promovam a construção de
conhecimentos significativos sobre as a relevância política do líder
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um mártir da Inconfidência
Mineira.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
|
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop).
|
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.
|
Atividade 01
21 de abril: o que se comemora nesta data?
PASSO A PASSO
Professor (a),
- Inicie a aula conversando com os alunos sobre o feriado nacional do dia 21 de abril. Apresente a seguinte imagem (Figura 01):
Figura 01: Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.
Fonte: <http://escola.britannica.com.br/assembly/148772/Joaquim-Jose-da-Silva-Xavier-conhecido-como-Tiradentes-foi-um> . Acesso: 14/04/2014.
- Você sabe quem é a pessoa homenageada nesta imagem?
- O que se comemora no dia 21 de abril?
- Você conhece algo sobre a história de Tiradentes?
- Anote no quadro os principais conhecimentos trazidos pelos estudantes
sobre a comemoração desta data e do líder político que a representa. A
partir da "sementeira de ideias", explique que nas próximas aulas serão
estudadas algumas questões relevantes sobre o movimento político
denominado Inconfidência Mineira.
Atividade 02
Tiradentes: quem foi este homem?
PASSO A PASSO
- Professor(a), peça
aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 5 componentes e
entregue-lhes cópias do artigo "Tiradentes", disponível na plataforma
multimídia Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article/483590/Tiradentes>, (acesso em 07/04/2014).
- Oriente as equipes para destacarem as informações que mais lhes despertaram a atenção. A partir desta leitura, proponha uma pesquisa com o objetivo de responderem as seguintes questões:
- Qual era o verdadeiro nome de Tiradentes? Por que ele tinha este apelido?
- Onde nasceu / viveu Tiradentes?
- Quais foram suas principais atividades profissionais?
- Qual é o nome do movimento em que Tiradentes participou como um dos principais líderes? Explique este movimento.
- Qual foi a participação de Tiradentes na Inconfidência Mineira?
- Qual o desfecho deste movimento?
- Para
responderem a estas e a outras questões que surgirem, oriente-os a irem
até a biblioteca e a pesquisarem em livros de Geografia ou História ou a
fazerem consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura do texto "Inconfidência Mineira", disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483299/Inconfidencia-Mineira> , (acesso em 07/04/2014).
Comentário: Neste
momento é importante orientar os alunos a pesquisarem em sites
específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações
confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
Figura 02: Britannica Escola Online.
- Professor(a), acompanhe cada etapa da atividade orientando,
esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com
vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os
estudantes.
- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um
quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los
oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com
DVD, dentre outros que escolherem).
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Discuta, previamente, com os grupos para saber quais recursos serão
usados para a apresentação e, também, qual será o tempo que deverá ser
disponibilizado no seu planejamento.
- Acompanhe atentamente as apresentações e intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos apresentados pelos alunos.
- Permita que cada aluno, exponha seu ponto de vista a partir das fontes das informações que encontrou.
- Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes. Evidencie durante as exposições dos grupos:
- A vida de Tiradentes, com ênfase para suas atividades profissionais;
- A participação política de Tiradentes na Inconfidência Mineira;
- Os motivos e o propósito de Tiradentes para independência do Brasil.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em
conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que
elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma
integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas
aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre os diversos acontecimentos históricos que propiciaram a independência de nosso país; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais urbanos decorrentes da mineração, no período aurífero; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construirem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Recursos Complementares
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/04/2014.
Inconfidência Mineira. <http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm>. Acesso em 14/04/2014.
Inconfidência Mineira (Conjuração Mineira). <http://www.infoescola.com/historia/inconfidencia-mineira-conjuracao-mineira/>. Acesso em 14/04/2014.
Tiradentes. <http://www.brasilescola.com/biografia/tiradentes-biografia.htm>. Acesso em 14/04/2014.
Tiradentes e a Inconfidência Mineira. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/tiradentes-inconfidencia-mineira-433188.shtml>. Acesso em 14/04/2014.
Inconfidência Mineira. <http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm>. Acesso em 14/04/2014.
Inconfidência Mineira (Conjuração Mineira). <http://www.infoescola.com/historia/inconfidencia-mineira-conjuracao-mineira/>. Acesso em 14/04/2014.
Tiradentes. <http://www.brasilescola.com/biografia/tiradentes-biografia.htm>. Acesso em 14/04/2014.
Tiradentes e a Inconfidência Mineira. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/tiradentes-inconfidencia-mineira-433188.shtml>. Acesso em 14/04/2014.
Avaliação
A
avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar,
entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as
atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as
atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser
considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada
durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática
não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas
e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir
disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua
reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades. o professor
poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos,
avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de
atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o
respeito e a cooperação para com seus pares.
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